Foto: Beatriz Vecchi | Centro de Eventos

A 10ª edição da Semana do Audiovisual propôs outras formas de se abordar temas relacionados à área, mostrando diferentes aspectos e possibilidades que agregaram valor, não somente aos estudantes do curso de Rádio, TV e Internet, como aos alunos de outros cursos de comunicação, que também marcaram presença nas palestras.

Na noite da quinta-feira (25/8) o tema abordado foi “Direção de arte: uma arquitetura de imagens” e contou com a presença de Valdy Lopes, diretor de arte de cinema, teatro e TV, um profissional de grande influência no cenário brasileiro, responsável por trabalhos bem conhecidos pelo público em geral, como os filmes “Carandiru”, “Somos tão jovens” e a série televisiva “Antônia”.

O diretor compartilhou com a plateia como se dá o processo de uma direção artística, que vai desde a interpretação do roteiro, e a sua decupagem, até a decisão de como será a cenografia, produção de objetos, figurino e as maquiagens dos atores. Tudo detalhadamente pensado para que se consiga, como ele mesmo disse, “(…) contar histórias através de imagens”.

Para exemplificar de forma bem ampla, abrangendo os diferentes universos da área, ele mostrou processos criativos de projetos já concluídos, como os filmes “Reza a Lenda” e “O contador de histórias” (cuja ação se passa na década de 1970), a propaganda de uma grande marca de cosméticos brasileira e o vídeoclipe musical “Essa mina é louca”, da cantora Anitta.

Quando as perguntas foram abertas ao público, questionaram sobre as principais tarefas de um diretor de arte, além da dúvida sobre quais caminhos tomar para se buscar as melhores referências e pesquisas.