INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Os cursos de especialização, conhecidos como Pós-Graduação lato sensu, são cursos no qual os estudantes podem aprofundar seus conhecimentos em determinada área de conhecimento, com foco em sua atuação no mercado de trabalho. A Faculdade Cásper Líbero oferece quatro cursos de especialização na área de Comunicação:

 

Comunicação Organizacional e Relações Públicas

Destinado a profissionais de Relações Públicas e estudantes recém-formados em Comunicação e áreas afins, o curso traz atualizações e discussões sobre as práticas e teorias contemporâneas da comunicação organizacional. As disciplinas abordadas são Planejamento da Comunicação Integrada, Mensuração de Resultados em Comunicação, Identidade, Imagem e Reputação nas Organizações, Relações Públicas na Gestão de Crises, Relações Públicas, Governança Corporativa e Sustentabilidade e Comunicação para Ética, Compliance e Integridade Organizacional.

 

Marketing e Comunicação Publicitária

Com foco nas últimas tendências do marketing digital e da comunicação publicitária, o curso atrai estudantes recém-formados em Comunicação e áreas correlatas, além de analistas e gestores de marketing e comunicação. São aprofundados conhecimentos sobre Branding, Consumer Insights, Empreendedorismo e Startups, Marketing Digital, Planejamento Estratégico em Comunicação e Storytelling e Marketing de Conteúdo.

 

Produção e Práticas Jornalísticas na Contemporaneidade

Voltado para profissionais e estudantes recém-formados da área de Comunicação que desejam se atualizar sobre as práticas e teorias contemporâneas do mercado jornalístico, o curso traz as disciplinas Apuração e Reportagem, Produção de Conteúdo para Mídias Digitais, Jornalismo e Entretenimento, Geopolítica e Economia Internacional, Laboratório de Inovação: Modelos de Gestão em Jornalismo e Comunicação Organizacional e Jornalismo de Dados.

 

Produção, Criação e Gestão Audiovisual Transmídia

O curso tem como público-alvo profissionais e estudantes recém-formados da área de Comunicação e interessados pelo campo do audiovisual que desejam aprofundar conhecimentos e práticas envolvendo conteúdo transmídia. São mediadas durante a especialização as disciplinas Convergência Midiática, Economia do Audiovisual, Produção Transmídia, Criação: Formatos, Linguagem e Bíblia Transmídia, Gestão e Empreendedorismo e Advertainment. Em junho de 2020, o Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero realizou quatro aulas online abertas para o público externo — confira o relato do professor Leonardo Moura sobre a aula aberta de Advertainment.

 

A grade curricular dos quatro cursos engloba disciplinas de aprofundamento nas respectivas áreas de atuação, além de disciplinas comuns a todos os cursos, como as de Imersão Mercadológica, Atualidade do Pensamento Comunicacional e Pesquisa em Comunicação: Projetos para Academia, Mercado e Editais de Fomento.

Os cursos têm duas modalidades de duração (de 18 meses24 meses) e a Faculdade oferece as seguintes opções de desconto:

  • 20% de desconto para quem se formou em 2019 na Cásper (válido para matrículas nas turmas de fevereiro, abril ou agosto de 2020);
  • 15% de desconto para ex-alunos formandos em outros anos;
  • 15% de desconto pelo site Quero Bolsa, se a matrícula for feita para a turma de fevereiro, abril ou agosto de 2020;
  • 10% de desconto para filiados ao Sindicato dos Jornalistas.

Em tempos de rápidas mudanças e de uma oferta tão grande de informações e de conhecimentos, os cursos de especialização da Cásper Líbero informam, atualizam e complementam conhecimentos para a atuação do profissional no mercado de trabalho. Confira a entrevista com Julia Fernandes, pós-graduada em Comunicação Organizacional e Relações Públicas:

 

Por que escolheu se especializar em Comunicação Organizacional e Relações Públicas?

Eu segui o curso de Comunicação Organizacional e Relações Públicas por ser uma das poucas especializações que encontrei no mercado voltadas para comunicação no ambiente organizacional e com uma boa abrangência para comunicação interna.

 

Como foi o processo da Pós-Graduação? Quais os impactos dela na sua vida (tanto profissional, como acadêmica)?

Foi bem tranquilo! A aula acontecia duas vezes por semana e era tão bacana que eu não via o tempo passar! Fora isso, sentia mais o impacto para o fim do bimestre quando nos preparávamos para as avaliações. De maneira geral, é uma questão de organização. Eu senti pouco o impacto do processo porque as aulas são muito interessantes e o conteúdo que os professores compartilham de leitura são bacanas para ler e se preparar para a próxima aula.

Eu diria que super dá para conciliar a pós-graduação com a rotina de trabalho (mesmo que ela seja puxada). Sem falar que a troca em sala de aula e a realidade das atividades contribui muito! Como respondo por uma área de Comunicação Interna hoje na empresa em que trabalho, tive liberdade e apoio internamente para traçar iniciativas que tive contato pela Pós-Graduação. Foram muitos projetos novos e novas formas de conduzir os projetos que já estavam em linha. Foi tão rico que eles entenderam que estava na hora da cadeira de comunicação interna avançar e, em abril de 2019, acabei recebendo uma proposta de promoção da cadeira! Foi muito bacana mesmo.

 

Seu projeto foi aprovado com nota 10. Você poderia nos contar um pouco sobre ele e como foi realizá-lo?

Meu projeto foi uma monografia que teve como tema principal as interfaces de comunicação de liderança com a comunicação não-violenta. É basicamente um estudo para entender como podemos apoiar a liderança com técnicas de comunicação não-violenta para cumprir o seu papel como o mais importante canal de comunicação que temos hoje. Afinal, sabemos que é papel do líder se comunicar, mas meu estudo permeia o questionamento de como podemos apoiá-los nessa tarefa tão difícil e inspiradora ao mesmo tempo? A comunicação não-violenta traz possibilidades concretas para que eles possam se aprimorar e assim podermos construir um ambiente organizacional cada vez mais interessante e saudável. O que posso dizer, basicamente, é: apaixone-se pelo seu tema e você não vai parar! Trabalhei bastante e essa época teve um impacto maior na minha rotina, com aplicação de pesquisa em sala e muito tempo dedicado para a produção de texto e leituras complementares. A questão é que quando você põe amor naquilo que você faz, escreve e acredita, faz toda a diferença! Você mergulha em um mundo maravilhoso e acaba se encantando com todas as possibilidades. Foi realmente uma honra receber a nota 10 em um projeto que eu acreditei tanto.

 

Como você acredita que a especialização irá influenciar os seus caminhos no futuro?

A verdade é que a paixão não acabou! Continuei estudando sobre o assunto e, recentemente, fui convidada por um escritório de advocacia para ministrar um curso exatamente sobre o tema que escrevi na pós. Bom! Aí foi outro desafio em que estudei sobre metodologias de palestra, transformei a monografia em uma apresentação e ministrei o curso com duração aproximada de 4 horas no dia 14 de fevereiro de 2020. Foi uma experiência única! A verdade é que tema não deixa de te acompanhar e agora estou me preparando para seguir o mestrado em breve.

 

Quer saber mais sobre os cursos de especialização da Cásper? Entre em contato com a Coordenadoria do curso pelo e-mail [email protected].
As matrículas estão abertas!
Devido à gravidade da pandemia da Covid-19, as atividades da Pós-Graduação estão sendo realizadas em tempo real, por meio de plataformas digitais.