Edição Extra é um programa de TV em formato de revista eletrônica que discute e aprofunda temas sobre Comunicação. É realizado pela equipe da Produtora Experimental Audiovisual, formada por estudantes dos cursos de Jornalismo e de Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero, que vivenciam as etapas de pauta, produção, roteiro, gravação em estúdio e em externa, apresentação, edição, sonorização e finalização. Os estudantes contam com supervisão pedagógica de um professor e acompanhamento de profissionais especializados em audiovisual.

O programa é transmitido pela TV Gazeta no fim de noite do primeiro domingo de cada mês, em televisão aberta e em rede nacional. Trata-se do mais longevo programa produzido por universitários exibido em TV aberta: está no ar desde 1996.

O Edição Extra de dezembro apresenta a trajetória profissional do jornalista César Galvão, a relevância cultural das lendas urbanas e a importância do fotojornalismo em regiões de conflito.

ASSISTA AO PROGRAMA NA ÍNTEGRA

No primeiro bloco do programa de dezembro, o Edição Extra entrevista o jornalista César Galvão. Com mais de 30 anos de carreira, César relata os primeiros passos na profissão, a cobertura de casos especiais e sua experiência no jornalismo investigativo. Recentemente, César Galvão produziu a websérie “Caminhos Proibidos” sobre contrabando, junto com o filho Gabriel Galvão, radialista formado pela Faculdade Cásper Líbero.

A segunda reportagem do Edição Extra mostra como as lendas urbanas refletem na cultura de determinadas regiões. Sabina Anzuategui, escritora e professora da Faculdade Cásper Líbero, a criadora e produtora de conteúdo Juliana Valente, o pesquisador Pedro Alves, Thiago de Souza, idealizador do projeto “O que te assombra?”, e o jornalista, redator e escritor Jorge Tadeu revelam a importância dessas lendas e suas formas de transmissão.

No último bloco, o Edição Extra apresenta a importância de ser fotojornalista em regiões de conflito, o impacto das fotos desse tipo e como o fotojornalismo pode revelar casos de fraude, corrupção e infração dos direitos humanos, além de abordar os riscos e como garantir a segurança desses profissionais. A reportagem conta com a participação de Ari Vicentini, professor de fotojornalismo na Faculdade Cásper Líbero, o fotojornalista Felipe Dana, e Katia Brembatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.