INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Apresentar as características principais do movimento surrealista do início do século XX, privilegiando a produção literária de André Breton (Nadja) e suas influências, tanto literárias quanto freudianas. A partir daí, a reação apaixonada de Walter Benjamin por este movimento, bem como a repercussão crítica em Guy Debord (A sociedade do espetáculo e Estrela da manhã, Michael Lowy) e a crítica de T. Adorno ao movimento. Para tentar, assim, refletir sobre a possibilidade do surrealismo ainda fazer algum sentido na atualidade da sociedade do espetáculo, considerando a análise de Mário Pedrosa sobre o movimento (Mundo, Arte e Homem em crise).

Palavras-chave: surrealismo; sociedade do espetáculo; produção cultural; crítica social

Fábio Cardoso Marques – Mestre pela Cásper Líbero, em 2004, com um estudo comparativo sobre as coberturas das três primeiras edições do Fórum Social Mundial, feitas pela grande imprensa e pela Revista Caros Amigos. Publicou: “Uma reflexão sobre a espetacularização da imprensa”, em “Comunicação e sociedade do espetáculo”, (org.) Cláudio N.P.Coelho e Valdir José de Castro, Editora Paulus, 2006. “As possibilidades do pensamento e ação transformadores na sociedade do espetáculo”, Revista Estudos de Sociologia, nº 30, da Unesp/Araraquara, 2011.