INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2025 Fechar

Palestra de Alexandre Teixeira na Faculdade
Cásper Líbero (Divulgação/ Vitor Leite)

Talvez um dos maiores desejos do ser humano e um dos assuntos mais explorados pela literatura. Em relação ao trabalho, entretanto, um dos aspectos mais negligenciados. Foi atentando-se para esse fato que Alexandre Teixeira, jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, escreveu o livro “Felicidade S.A. – Por que a satisfação com o trabalho é a utopia possível para o século 21”.
Desde o começo da carreira, Teixeira trabalhou na área econômica e de negócios, passando por grandes publicações como Jornal da Tarde, Valor Econômico, ISTOÉ Dinheiro e Época Negócios. Nesta última, escreveu bastante sobre liderança, gestão de pessoas, culturas corporativas e outros assuntos relacionados com a vida dos colaboradores nas organizações, temas que lhe chamaram atenção. Em seus últimos meses na revista, Alexandre fez um curso em uma escola de negócios de São Paulo em que pode refletir sobre aquilo que faz bem e gosta de fazer, e o impacto que as pessoas podem gerar na sociedade quando colocam suas habilidades profissionais a serviço de uma causa. “Foi nesse período que tive a ideia de usar o mote da felicidade no trabalho como uma espécie de argamassa, para consolidar os diferentes temas que eu gostaria de abordar em um livro que tratasse do mundo contemporâneo dos negócios”, contou.
Decidido a colocar sua ideia em prática, o autor saiu da Época Negócios e se dedicou inteiramente à pesquisa e à escrita do livro. Passou dez meses apurando e levantando dados. Leu diversos livros, reportagens e estudos acadêmicos relacionados ao assunto. Além disso, fez aproximadamente 30 entrevistas com altos executivos, empresários e empreendedores. Os últimos dois meses foram dedicados à redação e edição do texto, que resultaram em boas críticas da mídia.
Hoje, como freelancer, Alexandre mostra que a busca por propósito e sentido passa a superar a recompensa financeira como motivador do profissional contemporâneo.