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A entrega de atividades complementares é um requisito indispensável para a formação do(a) aluno(a). Por isso, disponibilizamos, abaixo, as principais informações que você precisa saber e os documentos necessários para realizar a sua entrega.

CARGA HORÁRIA POR CURSO

Ingressantes em 2020, 2021, 2022

  • Jornalismo – 310 horas
  • Publicidade e Propaganda – 300 horas
  • Relações Públicas – 200 horas
  • Rádio, TV e Internet – 300 horas

Ingressantes em 2023

  • Jornalismo – 200 horas
  • Publicidade e Propaganda – 180 horas
  • Relações Públicas – 200 horas
  • Rádio, TV e Internet – 200 horas

QUEM ENVIA?

Cada aluno(a) deverá protocolar via e-mail da Coordenadoria de Ensino do seu curso o sumário e os comprovantes das atividades complementares das quais participaram.

O QUE ENVIAR?

Um único arquivo em .pdf contendo o sumário preenchido e cópia dos comprovantes de acordo com a tabela de aproveitamento.

Importante: cada aluno é responsável pela guarda dos comprovantes originais.

QUANDO ENVIAR?

No decorrer do último ano do curso.

Importante: só será aceita a entrega das horas complementares quando atingida a carga horária total mínima exigida no curso.

PARA ONDE ENVIAR?

DOCUMENTOS IMPORTANTES

Acesse as diretrizes completas das atividades complementares.

Baixe o sumário, que deve ser entregue em um arquivo PDF único juntamente com os comprovantes.

Baixe o modelo de relatório, documento requisitado para comprovação de algumas atividades (como previsto na lista disponibilizada abaixo).

LISTA DE ATIVIDADES ACEITAS COMO HORAS COMPLEMENTARES

 ATIVIDADE LIMITE AO LONGO DOS 4 ANOS DOCUMENTAÇÃO
1. Autoria ou coautoria de trabalhos em publicações científicas (artigo, ensaio, capítulo de livro, resumo em anais etc.) 80 horas Link ou print do trabalho publicado
2. Colaboração na realização de outro trabalho de conclusão de curso (TCC) 50 horas Declaração do orientador
3. Cursos de idiomas (on-line ou presencial) de instituições de ensino 160 horas Certificado ou declaração da empresa ou pessoa jurídica
4. Cursos livres, treinamentos e capacitações profissionais (on-line ou presenciais) relevantes para a área de formação 160 horas Certificado ou declaração da empresa ou pessoa jurídica
5. Disciplinas cursadas por alunos transferidos de outros cursos de graduação, que não tenham sido aproveitadas para dispensa de disciplina 160 horas Certificado, histórico escolar ou declaração da instituição
6. Apresentação ou participação como ouvinte em eventos científicos (on-line ou presenciais): bancas (TCC, Especialização, Mestrado ou Doutorado), palestras, fóruns, seminários, congressos, conferências, mesas-redondas, encontros, jornadas, colóquios, simpósios, oficinas, workshops e outros eventos relacionados à Comunicação e áreas afins 100 horas Certificado de participação ou relatório
7. Iniciação científica 240 horas Certificado de participação
8. Monitoria acadêmica (órgãos laboratoriais da Cásper) 300 horas Declaração de responsável pelo órgão laboratorial
9. Participação em comissões organizadoras de eventos institucionais e acadêmicos 100 horas Declaração da coordenação do evento ou do curso
10. Participação em concursos na área de comunicação 100 horas Certificado ou declaração
11. Premiação em concursos na área de comunicação 100 horas Certificado ou declaração
12. Representação discente em classe, reuniões de coordenação, órgãos colegiados, administrativos, acadêmicos e institucionais (inclui vice-representante) 160 horas (até 20 horas por semestre) Declaração da coordenação
13. Veiculação de programas e podcasts na Rádio Gazeta Online 150 horas Declaração da coordenação da rádio
14. Veiculação e publicação de conteúdo e material em plataformas dos órgãos laboratoriais 150 horas Certificado ou declaração
15. Visitas técnicas (presenciais ou on-line) a instituições, empresas e projetos relacionados à área de Comunicação 100 horas Certificado, declaração ou fotografia no local com destaque do(a) aluno(a) na imagem
16. Atuação ou participação em eventos de entretenimento em geral, tais como espetáculos de teatro, dança, canto, instrumental, eventos esportivos, podcasts, vídeos, programas de rádio ou televisão 150 horas Certificado, cópia do programa (ou link) com ficha técnica e relatório
17. Audiência de filmes, podcasts, vídeos, programas de rádio, programas de TV, shows, eventos esportivos e culturais relacionados à área de formação (cinema, TV, streaming etc.) 100 horas Ingresso nominal ou relatório
18. Resenha e fichamentos de livros, periódicos, artigos fora das referências bibliográficas dos componentes curriculares dos cursos 100 horas Cópia ou link do material produzido
19. Criação de peças e projetos de comunicação: obras audiovisuais, peças publicitárias, textos jornalísticos, comunicação interna e externa de empresas, cobertura de eventos, gestão de mídias sociais e moderação de blogs, aprovados e utilizados por empresas ou instituições reais 150 horas Cópia ou link do material produzido
20. Doação de sangue 50 horas (10 horas por doação) Comprovante do hemocentro
21. Doação de sangue com amostra para cadastro do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) 50 horas Comprovante do hemocentro
22. Eventos culturais (presenciais ou on-line): visitas a museus, peças de teatro, exposições de artes, espetáculos de dança, shows musicais e outros espaços culturais 100 horas Ingresso nominal ou relatório
23. Palestrante, professor ou mediador em palestras, cursos, treinamentos ou oficinas na área de formação 150 horas Certificado ou declaração

 

24. Participação em entidades esportivas e coletivos da Cásper: Atlética, Bateria, Aguante, Times, Coletivos, CAVH, dentre outros 150 horas (por associação / coletivo) Declaração das entidades e dos coletivos
25. Trabalho voluntário em ações sociais e projetos comunitários. Participação como mesário(a) nas eleições 160 horas Certificado ou declaração
26. Viagem de estudo ou pesquisa. Intercâmbio no exterior. Vivência internacional 150 horas Certificado, declaração ou fotografia no local com destaque do(a) aluno(a) na imagem

*Casos omissos serão submetidos ao parecer dos respectivos coordenadores.