12º Interprogramas – 2016
Anais completos do 12º Interprogramas de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero
(São Paulo-SP, 4 e 5 de novembro de 2016)
Textos originais como enviados pelos/as autores/as
- 4 de novembro
Mesa 1 – Comunicação e Cibercultura
Moderadores: Prof. Dr. Marcelo Santos e Profª. Dra. Roberta Brandalise
Perspectiva de proximidade: olhares sobre twilighters, nerdfighters e kélovers
Paula Fernandes, Joana d’Arc de Nantes Silva e Pedro Henrique Conceição dos Santos
Processos comunicacionais e transformações da intimidade em comunidades fan fiction: um estudo no site Nyah! Fanfiction
André Luis dos Santos
O desmontar da narrativa: Games Done Quick e o Gameplay de The Legend of Zelda Ocarina of Time
Mariana Amaro
Waze no jornalismo: inovação no jornalismo baiano a partir da mediação de dados colaborativos
Moisés Costa Pinto
Mesa 2: Linguagens e Tecnologias Digitais
Moderadores: Prof. Dr. Roberto Chiachiri
Data is the new black: o papel da Netflix na web
Stefania Ludescher Souza Ricciulli
Adaptação ou transmídia em universos narrativos: proposta metodológica para o estudo do universo de As crônicas de gelo e fogo
Aline Monteiro X. H. Borges
O vermelho como objeto da desatenção em Deadpool
Wanderley Anchieta
A produção de subjetividades e “certos modos” de envelhecer: uma breve reflexão a partir do documentário Envelhescência
Juliana de Matos Acquarone e Luciana da Silva Corrêa
Mesa 3: Comunicação e Cultura do Ouvir
Moderadores: Prof. Dr. José Eugenio Menezes e Prof. Dr. Herom Vargas
Voluntariado do canal Net Cidade de Santo André: um projeto inovador a serviço da comunidade
Carlos Alberto Kerr Rodrigues
A máscara da cidadania na internet
Vívian Duarte da Silva
Consumo de experiência ou experiência de consumo? Análise de duas páginas virtuais de mochileiras desprovidas de dinheiro
Andréa Braga Santiago de Sá
Professor e Mídia: (re) pensando saberes e currículos na perspectiva da Educomunicação
Isys Helfenstein Remião
Mesa 4: Mídia e Processos Políticos
Moderador: Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino
O impeachment como interesse de debate no Facebook: o engajamento por meio de comentários em posts sobre o tema
Fernanda Cavassana de Carvalho e Giulia Sbaraini Fontes
Uma abordagem discursiva das reportagens do jornal nacional sobre o processo de impeachment da Dilma Rousseff
Adriana Monserrat Cedillo Morales Moreira
Tipologias femininas na campanha de Marina Silva em 2014
Alice Marina Lira Lima
Enquadrando e discutindo o cuspe: as conversações online sobre o cuspe de Jean Wyllys em Jair Bolsonaro
Lucas Afonso Sepulveda, Thaís Choucair e Laura Lima
Mesa 5 : Narrativas Contemporâneas e Conhecimento
Moderadores: Prof. Dr. Dimas A. Künsch e Profa. Dra. Cilene Victor
“Bem-vindos à Washington”: estrutura narrativa e dramaturgia em House of Cards
Giancarlo Casellato Gozzi
Existem dois tipos de dor: a sombra na série House of Cards
Mayra Domingues Idoeta
Artes marciais, mídia, espetáculo e redes: as redes sociais digitais na dinâmica das artes marciais mistas
Everton de Brito Dias
“Os encantos de Francisco”: e-book como estratégia de transmidiação no jornalismo
Dahiana dos Santos Araújo e Valquíria Aparecida Passos Kneipp
Mesa 6: Comunicação e Cultura Visual
Moderadores: Profª. Dra. Simonetta Persichetti e Profª. Dra. Ana Coiro
Programas policiais: a exibição de meninas vítimas de violência sexual
Chloé Leurquin
Imaginário e pós-modernismo na argentina: convergências imagéticas entre publicidade e cinema na obra de Eliseo Subiela
Aline Almeida Duvoisin
As lembranças de si na mediação pela imagem: fotografia, narrativa e subjetividade no Facebook
Jéssica de Souza Carneiro e Idilva Maria Pires Germano
É preciso falar sobre estupro: o caso do estupro coletivo no Rio de Janeiro e a cobertura do jornal Extra Digital
Gabriela Vasconcellos Véras
A fotografia como registro da arte contemporânea
Jefferson Dias de Lima
Mesa 7: Jornalismo e Imagem
Moderadores: Dr. Cláudio Coelho e Prof. Dr. Alexander Hilsenbeck Filho
O espetáculo da política brasileira em cena: Jean Wyllys e Jair Bolsonaro
Suelen Homrich Motta
Quem dera ser um peixe: um movimento de arte e política uma análise da intervenção urbana #ocupeacquario
Bruna Luyza Forte Lima Oliveira
A espetacularização do jornalista através do Twitter
Theillyson de Rocco Lima
Apesar da crise ou por causa dela? Um estudo sobre a narrativa jornalística em tempos de economia em baixa
Luciano Feltrin
- 5 de novembro
Mesa 1: Comunicação e Cibercultura
Moderadores: Prof. Dr. Marcelo Santos e Prof. Dr. Rodrigo Fontanari
Estratégias publicitárias para o consumidor conectado: uma reflexão sobre comunicação, consumo e entretenimento na campanha #VemSeanPenn
Gracy Astolpho Duarte
O paraíso da capitalização e a personalização do diabo: o caso Facebook
Renato Santiago Nagasako
Interação mobile e os relacionamentos em tempos de plataformas móveis
Phillipe Halley Martins Pereira
O paraíso da capitalização e a personalização do diabo: o caso Facebook
Renato Santiago Nagasako
Capitalismo informacional e trabalho gratuito na internet: como o usuário transformou o Tripadvisor no maior site de viagens do mundo
Eduardo Scott Franco de Camargo
Mesa 2: Linguagens e Tecnologias Digitais
Moderadores: Prof. Dr. Roberto Chiachiri
A estrutura fundamental do discurso sustentável pela análise de peças publicitárias
Yoshio Maurício da Silva Tanaka
O papel do profissional de comunicação interna nas mediações existentes nos ambientes organizacionais
Carlos Phillipe Kelency
A performance “Corpo Ruindo” de Paula Garcia
Amanda Marques Pinto
Ciência em comunicação no YouTube brasileiro: Canal Manual do Mundo
Manuella Vieira Reale
Mesa 3: Comunicação e Cultura do Ouvir
Moderadores: Prof. Dr. José Eugenio Menezes e Profª. Dra. Miriam Cristina Carlos Silva
O vínculo na atuação do pesquisador de comunicação
Marcelo Henrique Souza Rodrigues
O Twitter e a formação de vínculos nas redes sociais
Emanuel Novaes Colombari
A parede como suporte de imagens endógenas e exógenas na contemporaneidade
Aline Silva Okumura
Visibilidades midiáticas e transgeneridade: apontamentos sobre um estudo de caso com Laerte Coutinho
Hadriel Geovani da Silva Theodoro
MESA 4: Mídia e Processos Políticos
Moderador: Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino
A virtualização da participação popular: uma análise do exercício da cidadania no portal Pensando o Direito
Victor Varcelly Medeiros Farias
A humanização das marcas como abordagem estratégica de relacionamento com os públicos nas redes sociais: Prefeitura de Curitiba e Magazine Luiza
Cândice Quincoses e Ana Carolina Spadin
A evocação do passado na revista Veja: contrato pragmático, atestação mnemônica e construção da realidade
Camila Freitas
Afro-brasilidade na escola: uma questão midiática
Fernanda de Araújo Patrocinio
Mesa 5 : Narrativas Contemporâneas e Conhecimento
Moderadores: Prof. Dr. Dimas A. Künsch e Profª. Dra. Helena Jacob
A narrativa que tece e entretece sentidos: apontamentos sobre complexidade e compreensão no jornalismo de Eliane Brum
Tayane Aidar Abib
A matriz narrativa na obra jornalística de Dorrit Harazim
Luciana Quierati
A encenação da leveza: a notícia em crise no telejornalismo brasileiro
Rosane Baptista
Submissos conscientes: a percepção dos jornalistas do sul do Brasil sobre mecanismos de controle editorial
Ester Athanásio
Bela, recatada e do lar: consumo e espetacularização da intimidade no discurso do jornalismo contemporâneo
Daniela Reis do Nascimento
Mesa 6: Comunicação e Cultura Visual
Moderadores: Profª. Dra. Simonetta Persichetti e Profa. Dra. Ana Coiro
Imaginário e representação social da marca rio: narrativas sobre o espaço convertido em mercadoria
Flávia Barroso de Mello
Comunicação, consumo e envelhecimento prêt-à-porter Jane Fonda e o ideal de envelhecimento bem-sucedido
Kareen Regina Terenzzo
A vaidade masculina na contemporaneidade líquida
Marta Cristina Buschinelli Pongidor
A moda como imagem onírica: uma análise benjaminiana da revista Harper’s Bazaar
Carolina Fabian Sato Gavino
Mesa 7: Jornalismo e Imagem
Moderadores: Dr. Cláudio Coelho e Profª. Dra. Mei Hua Soares
Jornalismo cultural e pseudoacontecimento: estudo da cobertura das megaexposições de arte no brasil entre 2010 e 2016
Bianka Nieckel da Costa Roloff
Música imaginada: o papel das tradições inventadas na construção da identidade midiática de André Rieu
Fernando Gonzalez
#Somostodoscelebridades: da construção do estrelato de anônimos na web
Deborah Susane Sampaio Sousa
Show de likes: uma análise da representação da mulher contemporânea na revista Cosmopolitan Brasil
Vivyane Garbelini Cardoso