INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Para dar início ao quadro “Uma Vez Cásper, Sempre Cásper”, que marcará presença aqui mensalmente, convidamos a ex-aluna de Relações Públicas, Manuella Gambaro, para conversar um pouco sobre a sua área de atuação, os desafios que os profissionais do setor enfrentam e as perspectivas para o futuro da profissão.

Atualmente, Manuella ocupa o cargo de Gerente de Marketing na Edelman, uma das maiores agências de comunicação do Brasil e do mundo. Nesta posição, Manuella atende grandes clientes, como Kimberly-Clark, Starbucks, Hershey’s, entre outros.

Quando perguntamos sobre seu período na Cásper, durante a graduação (2004-2007), Manuella disse carregar boas lembranças, como as amizades que mantém até hoje, tanto no âmbito profissional como no pessoal, e, também, sobre a base que lhe foi dada, útil para trabalhar tanto em empresas como em agências. Além disso, seu maior desafio nesse período, foi conciliar os estudos no período noturno com o trabalho desde o segundo ano: “foi corrido, mas valeu a pena”.

Aproveitamos que o assunto discutido era a faculdade e perguntamos, também, sobre o período que mais assusta os estudantes: a fase do Trabalho de Conclusão de Curso. Ela realizou o Trabalho Aplicado e sua agência atendeu o grupo Femsa Brasil, o maior engarrafador da Coca-Cola e o segundo acionista mais importante da Heineken. Segundo Manuella, “[…] foi uma experiência muito enriquecedora. A cliente foi muito receptiva e nos deu todo o acesso necessário para realizar o trabalho”. Além disso, para ela, houve um adicional que fez toda a diferença: além de marcar o fim do Curso, ela acabou sendo contratada para a equipe de um dos profissionais que estava em sua banca de avaliação, a Setter Projetos Especiais.

Antes dessa oportunidade, Manuella passou por algumas outras experiências dentro do mercado de trabalho. Uma delas foi sua passagem como estagiária pela Avon. Sobre essa experiência, ela disse trazer boas recordações e ensinamentos, como trabalhar em uma empresa com uma estrutura completa. Além disso, como dito por Manuella, sua chefe nesse período colaborou muito para seu crescimento pessoal e profissional, ajudando e orientando sempre que necessário. Outra lição que ela tirou dessa época, foi a situação da não efetivação. No momento, a empresa não tinha espaço no setor para mais uma funcionária, porém, Manuella foi contratada pela agência que prestava serviços para a empresa e ela foi responsável por atendê-los por mais cinco anos. Com isso, como ela mesmo disse, “não desanimem, pois existe muita vida após uma não efetivação no estágio! ”.

Após essa experiência, Manuella passou por outras empresas, como a SulAmérica Seguros e Previdência e na Souza Cruz, além de possuir, também, passagens por agências de comunicação, o que ela considera muito importante para um relações-públicas.

Por fim, Manuella relembrou a importância da profissão no contexto atual e, também, disse algumas palavras para os futuros profissionais dessa área. Segundo ela, “é necessário que o RP do futuro seja sempre curioso e não tenha medo de arriscar”. Sobre o mercado de trabalho, aconselha:

“O mercado da comunicação é muito ágil e é preciso estar sempre se reinventando. Pode dar medo no começo, mas depois vocês vão ver que é muito divertido”.