14º Interprogramas Cásper Pesquisa
Edital e Chamada para Trabalhos
O 14º Interprogramas Cásper Pesquisa, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, e o 18º Fórum de Pesquisa do CIP, realizado pelo Centro Interdisciplinar de Pesquisa da mesma instituição, em continuidade às demais edições, integram neste ano as suas atividades para ampliar o alcance da pesquisa, da Graduação à Pós-Graduação. O evento ocorre nos dias 23, 24 e 25 de setembro de 2021.
O tema deste ano é Comunicação na contemporaneidade: 15 anos de pesquisa na Pós-Graduação da Cásper, que marca a trajetória em pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, criado em 2006. O foco das pesquisas do Programa é a Comunicação na Contemporaneidade, que é tensionada por continuidades e mudanças nos processos comunicacionais e suas expressões culturais, narrativas, tecnológicas, políticas e econômicas.
1. Objetivos
Os objetivos do 14º Interprogramas Cásper Pesquisa e o 18º Fórum de Pesquisa do CIP são proporcionar espaço para a apresentação de trabalhos de pesquisadores de iniciação científica, especialistas (lato sensu), mestrandos, mestres, doutorandos e recém-doutores de todo o Brasil; incentivar o exercício de produção e discussão acadêmicas e ampliar as possibilidades de diálogo entre discentes e docentes da Cásper Líbero e demais instituições.
2. Submissão de trabalhos
Serão aceitos resumos expandidos entre 2500 a 4 mil caracteres (com espaços), utilizando o template disponível aqui. O documento deve conter: Título; Nome do/a autor/a, instituição de ensino de origem, curso (graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado) e e-mail; palavras-chave (cinco); texto com o tema central, objetivos, quadro teórico de referência, metodologia, principais resultados e conclusões, além das referências bibliográficas ou documentais, seguindo as normas ABNT. O resumo deve ser salvo como “GPnúmero_sobrenomedoautor”, em formato PDF, e anexado à ficha de inscrição que deve ser acessada aqui. O período de submissão de trabalhos é de 21 de junho a 10 de agosto de 2021.
3. Avaliação
A avaliação dos resumos expandidos será feita por pareceristas ad hoc convidados pelos coordenadores de cada Grupo de Trabalho. O período de avaliação é de 11 a 18 de agosto de 2021.
4. Resultados
Os resultados dos resumos aprovados em cada Grupo de Trabalho serão publicados em 23 de agosto, no site da Faculdade Cásper Líbero.
5. Comunicação oral
Os resumos selecionados serão apresentados em comunicação oral pelos autores, em sessão realizada em plataforma digital e em tempo real.
6. Anais
Os resumos expandidos serão reunidos em anais com ISBN.
7. Autoria
Cada autor poderá apresentar um trabalho como autor único e um segundo trabalho como autor secundário. Os trabalhos não podem ter mais de cinco autores.
8. Participantes
Os trabalhos poderão ser apresentados por:
- bolsistas e voluntários de iniciação científica da Faculdade Cásper Líbero;
- especializandos regularmente matriculados na pós-graduação em Comunicação (Lato Sensu) da Faculdade Cásper Líbero e demais instituições do país;
- mestrandos regularmente matriculados nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação do país;
- doutorandos regularmente matriculados nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação do país;
- especialistas, mestres e doutores cuja formação tenha sido concluída em 2020.
9. Programação
O programa do evento será organizado conforme as datas a seguir:
- 23 de setembro (quinta-feira), às 19h – Conferência de abertura
- 24 de setembro (sexta-feira) – Comunicações orais durante a manhã (das 9 às 12h) e à tarde (das 14h às 17h)
- 25 de setembro (sábado) – Comunicações orais durante a manhã (das 9h às 12h) e encerramento
A divulgação da programação ocorrerá até 31 de agosto de 2021.
10. Comissão científica
A comissão científica do evento é constituída pelos docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero.
11. Comissão Organizadora
Docentes e discentes do PPGCOM, bolsistas de iniciação científica do CIP e pós-doutorandos.
12. Grupos de trabalho
GT 1 – InfluCom: Comunicação, influência e visibilidade em tempos de plataformas sociais digitais
Coordenadora: Carolina Frazon Terra
Ementa: Recebe pesquisas em Comunicação Organizacional, sobretudo aplicadas ao digital e à influência, em função dos impactos e interferências decorrentes dos efeitos da midiatização, plataformização e dataficação. Aborda fenômenos que circundam as estratégias de exposição, visibilidade e relacionamento das organizações nas plataformas sociais e digitais.
GT 2 – Comunicação e Sociedade do Espetáculo
Coordenador: Cláudio Novaes Pinto Coelho
Ementa: A mercantilização da comunicação e da cultura. Indústria cultural e sociedade do espetáculo. Redes sociais digitais e produção e consumo de imagens. Produção cultural e movimentos culturais. Arte e sociedade do espetáculo. Processo político e sociedade do espetáculo. Campanhas políticas e espetáculo. Mídia, poder, ideologia e espetáculo. Movimentos sociais e crítica do espetáculo.
GT 3 – Mediações Comunicacionais na Cultura Digital
Coordenador: Liraucio Girardi Junior
Ementa: As mediações comunicacionais na Cultura Digital, centradas na compreensão dos processos relacionados a sua ritualidade, socialidade, institucionalidade e tecnicidade (Martín-Barbero), e suas aproximações com os Estudos Culturais e a Economia das trocas simbólicas. A apropriação crítica da noção de tecnicidade e sua relação com os processos de digitalização, plataformização, dataficação, modulação, gestão algorítmica e comodificação das experiências cotidianas
GT 4 – Teorias e Processos da Comunicação
Coordenador: Luís Mauro Sá Martino
Ementa: As Teorias da Comunicação na intersecção entre seu aspecto epistemológico e suas dimensões político-institucionais. A apropriação e as articulações de teorias em relação à diversidade de recortes, olhares e objetos presentes na área. O eixo de investigação do GT desenvolve-se na intersecção das perguntas “O que é Teoria da Comunicação?” e “O que é considerado ‘Teoria da Comunicação’ na Área?”.
GT 5 – EmancipaJOR: Jornalismo contemporâneo: práticas para a emancipação social na cultura tecnológica
Coordenadora: Marli dos Santos
Ementa: As mudanças no jornalismo e a cultura tecnológica na sociedade contemporânea. O novo ecossistema midiático e seu impacto nas práticas de produção e difusão jornalísticas. Novos modelos e expressões do jornalismo para a democratização da informação. A contribuição do jornalismo para a formação de um pensamento mais crítico em vista da transformação social.
GT 6 – ComHum: Comunicação, tecnologias e aceleração social do tempo
Coordenadora: Michelle Prazeres
Ementa: O grupo recebe trabalhos que olham para as relações entre a comunicação, as tecnologias e a aceleração social do tempo e seus efeitos na contemporaneidade. Considera-se que as tecnologias digitais conformam um entorno cultural e que atravessam a nossa existência como potenciais “condutoras de velocidade”. A aceleração se manifesta nas produções midiáticas (por meio do excesso, da hiperinformação, da desinformação, da infoxicação e de outros expoentes sociotécnicos) e também nas relações humanas, ao acelerar regimes de convivência em grupos, coletivos, organizações e instituições, como, por exemplo, a escola, a família e os ambientes de trabalho.
GT 7 – Comunicação e Cultura de Visualidade
Coordenadora: Simonetta Persichetti
Ementa: Aprofunda os vários significados da imagem seja fixa ou em movimento na contemporaneidade a partir da perspectiva da comunicação. Tenta compreender e analisar a importância da imagem nos meios de comunicação tradicionais e alternativos, além das transformações imagéticas surgidas depois da difusão das redes sociais. O novo fotojornalismo e as micro-histórias imagéticas.
13. Certificados
O PPGCOM da Cásper Líbero emitirá certificados de apresentação de trabalhos.
14. As questões não abordadas neste edital serão definidas pela Comissão Organizadora e pela Comissão Científica, ouvida a Coordenação do PPGCOM.
Profa. Marli dos Santos
Prof. Claudio Novaes Pinto Coelho
Profa. Michelle Prazeres Cunha
Comissão executiva