INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Ementa

O esporte inserido no contexto do jornalismo. Histórico e evolução do jornalismo esportivo no Brasil. Informação versus paixão. O jornalismo esportivo em veículos impressos (jornal e revista). O jornalismo esportivo na televisão. O jornalismo esportivo no rádio. O jornalismo esportivo nos meios eletrônicos. Cobertura jornalística do futebol. Cobertura jornalística dos demais esportes. Informação versus entretenimento. Questões éticas e merchandising. Campo e possibilidades de aplicação do jornalismo esportivo. Especializações possíveis dentro do jornalismo esportivo. Perspectivas do jornalismo esportivo.

Descrição

Preparar você, que quer trabalhar com esporte, para a cobertura desse assunto, com a mesma metodologia, seriedade e profissionalismo que são requeridos por qualquer outro dentro do jornalismo. Este é o nosso principal objetivo na disciplina “Jornalismo Esportivo”, que é ministrada por mim e oferecida pelo curso de Pós-graduação aqui da Cásper Líbero.

Para isso, partimos de uma contextualização histórica, a fim de entender como o jornalismo esportivo foi e veio a ser o que é hoje.

Não deixaremos, também, de atualizá-lo sobre as possibilidades de se trabalhar com o esporte dentro do jornalismo, nem de discutir as perspectivas dessa área tão específica dentro da profissão.

Razão ou emoção? Informação ou entretenimento? Conteúdo ou merchandising? Estes são alguns dos debates mais atuais em relação ao tema que estarão presentes nas nossas discussões em aula.

Ao final do curso, o aluno estará munido de ferramentas e conhecimentos que poderão ser aplicados nas mais diferentes mídias, das tradicionais, como os veículos impressos, aos meios digitais, passando também pelo rádio e pela televisão.

Docente: Celso Unzelte

Jornalista e pesquisador, nasceu em São Paulo (SP), no dia 27 de fevereiro de 1968. Iniciou a carreira como repórter da revista Placar, em 1990. Especializou-se na área de esportes, com ênfase na pesquisa histórica. Foi repórter da revista esportiva Semana em Ação (que substituiu Placar) entre 1990 e 1991; editor da revista Veja Paraná (1991); de Placar (1991 a 1993 e 1997 a 2000); da editoria de esportes do jornal Notícias Populares (1993); da revista Quatro Rodas (1993 a 1997); do site Netgol.com (2000/2001); diretor da revista Varig e da revista da ABRALE (Associação Brasileira de Leucemia), em 2008. Editor do caderno Esporte, do Diário do Comércio, de 2004 a 2013. Atualmente, é comentarista das televisões por assinatura ESPN/ESPN Brasil, do programa Cartão Verde, da TV Cultura, e professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Tem treze livros publicados na área esportiva. Foi consultor do Memorial do Corinthians, do Museu do Futebol do Pacaembu e co-roteirista do documentário Todo Poderoso – 100 Anos de Timão (2010).

Ver Currículo