INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR DE VERÃO 2025 Fechar
Ícone do título

Communicare - Volume 4, Edição 1 - 1º semestre de 2004

APRESENTAÇÃO

Comunicador e comunicólogo
Comunnicator and Communicologist
Lean Mendes de Barros

 

ARTIGOS

COMUNICAÇÃO: TEORIAS E METODOLOGIAS

Os desafios do pós-humano
The challenges of the posthuman
Lucia Santaella

Processos de mediação: da mídia primária à mídia terciária
Media processes: from primary to tertiary media
José Eugênio de O. Menezes

Ação social e estrutura de significados. Aproximações iniciais entre métodos para a
compreensão do real
Social action and structure of meanings. The first approaches between methods to understand what is real
Luís Mauro Sá Martino

 

COMUNICAÇÃO, POLÍTICA E SOCIEDADE

Operários de Sentidos na Aldeia Global. Mediação do trabalho, reestruturação produtiva e construção de identidades
Workers of meanings in the Global Village. Mediation of labor, productive restructure and identity construction
William Dias Braga

Alcoolismo e identidade na teledramaturgia brasileira: o caso da telenovela Celebridade (2003)
Alcoholism and identity in Brazilian TV drama: the “Celebridade” soap opera case (2003)
Edemilson Antunes de Campos

Redes digitais de solidariedade social
Digital networks of social solidarity
Juciano de Sousa Lacerda

 

EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMUNCAÇÃO E LINGUAGENS

O desafio: MPB e luta de classes, sin perder La ternura
The challenge: MPB and the sruggle of classes, without losing tenderness
Irineu Guerrini Jr.

Nas ondas da lama: Manguebeat, divulgação e mídia
On the waves of mud: Manguebeat, release and media
Herom Vargas

Publicidade ou poesia multimidiática?
Advertising or multimedia poetry?
Sonia Breitenwiesser Alves dos Santos Castino

 

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E MERCADO

Cultura organizacional pós-moderna e produção de mitos: uma solução de continuidade
Postmodern organizational culture and myth production: a solution to continuity
Tânia A. Câmara Baitello

Perspectivas para a publicidade no século XXI
Perspectives for advertising in the 21st Century
Roberta Cesariono Iahn

 

RESENHAS

A recepção como método de investigação da comunicação e cultura
LOPES, Maria Immacolata Vassalo; BORELLI, Silva Helena Sim?es; RESENDE, Vera da Rocha.
Vivendo com a telenovela – mediações, recepção, teleficcionalidade. SP: Summus, 2002.
Ana Maria Camargo Figueiredo

Um ensaio moral sobre a fotografia
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
Carlos Roberto da Costa

Páginas da comunicação nas empresas
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial – teoria e pesquisa. Barueri: Manole, 2003
Luiz Alberto Beserra de Farias

Os vieses dos vínculos humanos
FLUSSER, Vilém. A história do Diabo. São Paulo: Martins Fontes, 1965.
Mônica Maria Martins de Souza