A publicidade infantil em canais de youtubers mirins
Alexandra Papini – Cásper Líbero

Resumo

Este trabalho investigará a publicidade infantil divulgada em canais de Youtubers mirins (crianças criadoras de conteúdo na plataforma Youtube). Com o aumento do controle da publicidade infantil em meios de comunicação tradicional, a publicidade tem migrado progressivamente para outros meios. Desta maneira, o artigo refletirá aceca da criança na contemporaneidade e, sobre a influência dos meios de comunicação na transmissão dessas mensagens publicitárias. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica com os seguintes autores: Philippe Aries (1981); Harold Innis (1981); Marshall McLuhan (1964); Stuart Hall (2001).

Palavras-chave: Comunicação digital. Publicidade infantil. Criança. Youtube. Internet.

Publicidade, uma estratégia saudável: o papel da publicidade de interesse público na campanha de combate à dengue
Vívian Tatiene Nunes Campos – UFMG

Resumo
Neste artigo iremos refletir sobre o papel desempenhado pelas campanhas publicitárias, ao trabalharem com temas que são de interesse público e que têm como propósito mobilizar e informar os cidadãos sobre assuntos de interesse social. Como exemplo empírico, vamos fazer um exercício de análise de uma peça para televisão de 30s, da campanha publicitária contra a dengue da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, veiculada na TV aberta, em 2010. Este vídeo é representativo, pois apresenta a primeira campanha publicitária para a televisão, após o lançamento do Programa Estadual de Controle da Dengue e trabalha com elementos discursivos presentes no slogan: “Agora é Guerra. Todos contra Dengue”.  Esta peça será analisada a partir da perspectiva da nova análise do discurso, proposta por Charaudeau (1996), que entende os discursos como resultados de uma articulação de mão dupla e não determinista, entre os planos situacional e lingüístico.
Palavras-chave:
Publicidade de interesse público. Campanhas. Comunicação e saúde. Dengue.  Comunicação pública.

Do acontecimento a seus públicos: quando a publicidade sai do armário
Pâmela Guimarães da Silva

Resumo
O objetivo deste texto é analisar o acontecimento do lançamento da campanha do O Boticário e sua reverberação, a fim de compreender a dupla dimensão de poder que uma ocorrência como essa apresenta: o poder de afetação (como ele toca e sensibiliza os públicos construídos pelo acontecimento) e o seu poder hermenêutico (o que ele revela da sociedade). Além disso, tematizamos como esse comercial construiu representações em torno da homossexualidade, convocando os sujeitos a se posicionarem.
Palavras-chave:
Acontecimento. Homossexualidade. O Boticário. Publicidade.

Mudanças na crítica gastrônomica a partir do processo dialógico da comunicação digital
Eduardo Scott Franco de Camargo – Cásper Líbero

Resumo

A crítica gastronômica chancelada tem sido questionada recentemente pela emergência da comunicação digital.  Este artigo discute a mudança do papel e do lugar do crítico gastronômico tradicional frente à proliferação de sites, blogs e redes sociais O corpus analisado consiste em críticas gastronômicas recentes de Arnaldo Lourençato, no site da revista “Veja São Paulo”; textos do blog “Gastrolândia”; reavaliações de usuários da rede “Trip Advisor”. Metodologicamente, optou-se por investigar como um mesmo estabelecimento foi valorado pelos três espaços de crítica indicados, examinando-se as características formais do discurso e o conteúdo.

Palavras-chave: Crítica gastronômica. Comunicação digital. Dialogia. Web 2.0. Jornalismo cultural.

Comunicação e difusão da sensorialidade na gastronomia: O chef Michel Bras em destaque
Rafael Falconi – Uniso

Resumo
Este artigo, que apresenta resultados de pesquisa em desenvolvimento, com tema na interface comunicação/gastronomia, objetiva apresentar especificidades da culinária do chef Michel Bras. Para tanto, apresentamos, em linhas gerais, a pesquisa em desenvolvimento e, em seguida, a análise do documentário Step up to the Plate, disponibilizado no Youtube e que compõem o corpus da pesquisa, aplicando as estratégias de análise de filme, dadas por Aumont e Marie (2013). A importância destas reflexões está em enfatizar que a gastronomia, enquanto linguagem, pode ser compreendida em meio aos processos de propagação e difusão de sensorialidade que as mídias empreendem, com a construção de novos modos de envolvimento dos usuários com produtos da gastronomia e da imagem do chef de cozinha
Palavras-chave:
Comunicação. Gastronomia. Mídia. Sensorialidade. Chef Michel Bras.