No nosso último número de 2015, nos pareceu importante relatar alguns dos resultados obtidos pela CoMtempo neste que foi um ano de profundas mudanças editoriais. A periodicidade quadrimestral diminuiu consideravelmente o tempo corrido entre a emissão de pareceres e a publicação dos textos: todo o processo não tem costumado exceder os seis meses. Veiculamos um total de 34 artigos. Destes, nove foram assinados por doutores, dos quais seis lecionam em programas de pós-graduação em comunicação (Cásper Líbero, Universidade de Sorocaba e Universidade Federal de Outro Preto); dois textos foram assinados por doutorandos; e os demais artigos foram produzidos por mestres, mestrandos e uma graduanda. Nossa revista, assim, continua a manter a sua premissa seminal de ofertar espaço qualificado para publicação científica de todos aqueles que produzem conhecimento no campo das comunicações, sem distinções de titulação. Pudemos contar com autores vinculados a variadas instituições de São Paulo (seis instituições), Ceará (uma instituição), Paraná (uma instituição), Minas Gerais (duas instituições), Rio de Janeiro (duas instituições) e Pernambuco (uma instituição). Conseguimos, também, abrir espaço para dois ensaios fotográficos, uma hipermídia e uma mídia sonora, concretizando a nossa proposta de expandir a produção de saberes para além da linguagem verbal.
• Artigos
Sociabilidades juvenis e o uso de dispositivos móveis
Amanda Nogueira de Oliveira
A formação do jornalista
Carlos Costa
Incompreensão online
Dimas A. Künsch e Emanuel Novaes Colombari
Questões de raça e alteridade nas vítimas do fotojotnalismo
Juliana Andrade Leitão
Espedito Seleiro
Liana Cristina Vilar Dodt
Hiperreal
Lucy Mary Rego Nobre Franco
Estratégias de referencialidade à política cotidiana no Facebook
Marcelo dos Santos
Metadiscurso do jornalismo de celebridades
Maria Aparecida Pinto
DJ, Novas Mídias e as Formas Criativas de Colagem do Sampling na Música Pop
Nilton F. de Carvalho
Pensamento cíclico
Pedro Debs Brito
Mediação e propriocepção
Rodrigo Morais, Roberto Chiachiri e Flávia Mantovani
A imagem virtual como merchandising na TV
Odenir Antonio Trevisani
Nesta Edição
Palavras-chave: Cinema; Educação; Héxis educativa; Experiência sensível; Techné
Palavras-chave: Comunicação; Interdisciplinaridade; Epistemologia
Palavras-chave: Teoria da Comunicação; Epistemologia; Política; Ensino.
Palavras-chave: Mídia; Revista CLAUDIA; Representação; Feminino.