Ícone do título

Revista CoMtempo – Volume 7, nº 3 – set./dez. 2015

Revista Comtempo






Revista Eletrônica da Pós-Graduação da Cásper Líbero – ISSN 2176-6231

Volume 7, nº 3 – set./dez. 2015







No nosso último número de 2015, nos pareceu importante relatar alguns dos resultados obtidos pela CoMtempo neste que foi um ano de profundas mudanças editoriais. A periodicidade quadrimestral diminuiu consideravelmente o tempo corrido entre a emissão de pareceres e a publicação dos textos: todo o processo não tem costumado exceder os seis meses. Veiculamos um total de 34 artigos. Destes, nove foram assinados por doutores, dos quais seis lecionam em programas de pós-graduação em comunicação (Cásper Líbero, Universidade de Sorocaba e Universidade Federal de Outro Preto); dois textos foram assinados por doutorandos; e os demais artigos foram produzidos por mestres, mestrandos e uma graduanda. Nossa revista, assim, continua a manter a sua premissa seminal de ofertar espaço qualificado para publicação científica de todos aqueles que produzem conhecimento no campo das comunicações, sem distinções de titulação. Pudemos contar com autores vinculados a variadas instituições de São Paulo (seis instituições), Ceará (uma instituição), Paraná (uma instituição), Minas Gerais (duas instituições), Rio de Janeiro (duas instituições) e Pernambuco (uma instituição). Conseguimos, também, abrir espaço para dois ensaios fotográficos, uma hipermídia e uma mídia sonora, concretizando a nossa proposta de expandir a produção de saberes para além da linguagem verbal.


 


Leia o editorial completo


 


• Artigos


Sociabilidades juvenis e o uso de dispositivos móveis

Amanda Nogueira de Oliveira


A formação do jornalista

Carlos Costa


Incompreensão online

Dimas A. Künsch e Emanuel Novaes Colombari


Questões de raça e alteridade nas vítimas do fotojotnalismo

Juliana Andrade Leitão


Espedito Seleiro

Liana Cristina Vilar Dodt


Hiperreal

Lucy Mary Rego Nobre Franco


Estratégias de referencialidade à política cotidiana no Facebook

Marcelo dos Santos


Metadiscurso do jornalismo de celebridades

Maria Aparecida Pinto


DJ, Novas Mídias e as Formas Criativas de Colagem do Sampling na Música Pop

Nilton F. de Carvalho


Pensamento cíclico

Pedro Debs Brito


Mediação e propriocepção

Rodrigo Morais, Roberto Chiachiri e Flávia Mantovani


A imagem virtual como merchandising na TV

Odenir Antonio Trevisani




Nesta Edição







Palavras-chave: Cinema; Educação; Héxis educativa; Experiência sensível; Techné









Palavras-chave: Comunicação; Interdisciplinaridade; Epistemologia









Palavras-chave: Teoria da Comunicação; Epistemologia; Política; Ensino.









Palavras-chave: Mídia; Revista CLAUDIA; Representação; Feminino.