Entre os dias 22 e 26 de março, alunos(as) da Faculdade Cásper Líbero aprenderam conteúdos importantes sobre empreendedorismo em uma turma exclusiva do curso “Descomplique”, oferecido pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A parceria surgiu a partir de uma iniciativa do professor Fábio Caim, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade.

“Notei, pelo contato que tenho com vários(as) alunos(as) ao longo do curso, que muitos(as) tinham interesse em desenvolver seus próprios negócios, inclusive, três ex-orientandas minhas de 2020 montaram suas lojas online em diferentes segmentos, além de termos alunos(as) que atuam nos negócios de família. Ou seja, o empreendedorismo me pareceu um assunto bastante relevante para ser discutido, além da abordagem que já é feita por disciplinas do curso”. Fábio Caim

Entre os assuntos abordados nas aulas estavam finanças, administração e marketing.

“O Sebrae tem um formato de curso bem específico para os empreendedores iniciantes, que vai desde a organização financeira, administração dos ativos, organização de pessoas, estoque, até a parte de marketing e comunicação, que são necessárias para o desenvolvimento de um empreendimento.”, diz Caim.

A Laura Polli, do 2º ano de Publicidade e Propaganda, comentou que a experiência de participar do projeto foi muito boa, porque proporcionou a ela uma visão dos conteúdos além da grade curricular da faculdade. Ela também conseguiu ver como pessoas de fora do cenário publicitário entendem os temas abordados pelo Sebrae.

“Não é só um curso à parte para nos especializarmos, mas sim um curso para ajudar pessoas que precisam de uma base sólida sobre empreendedorismo de forma rápida.”.

O professor coordenador mencionou os benefícios dessa parceria para os(as) alunos(as) do curso de Publicidade e Propaganda:

“Despertar o interesse pelo empreendimento, ainda mais no Brasil, onde mais de 90% das empresas são pequenas e médias. Além disso, também é uma ótima forma de incentivo a pensar o emprego para além da atuação em agências e empresas. Apesar de ser difícil empreender, ainda assim é muito gratificante. Por fim, os conteúdos e as competências trabalhadas nesse curso são complementares à formação do(a) publicitário(a), já que estamos sempre envolvidos com marcas, produtos, serviços e negócios. Definitivamente, o objetivo foi despertar a veia empreendedora em nossos alunos.”.