Ícone do título

Corpo Docente

Jornalismo

Foto do Professor

Adalton Franciozo Diniz Santos

Doutor, Economista

Área de conhecimento: Ciências Humanas

Formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), é mestre e doutor em História Econômica pela USP. Entre 1989 e 1994, viveu uma rica experiência no mercado financeiro, quando trabalhou na assessoria econômica da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F). A sua paixão pelo ensino e a pesquisa o fez abraçar a docência no ensino superior desde 1995. Professor da Faculdade Cásper Líbero desde 2003, é atualmente o coordenador de ensino de Cultura Geral. Adalton transita pelas áreas de História Econômica, História Financeira e Teoria Econômica. Suas pesquisas se concentram na economia brasileira do século XIX. Com o apoio do Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) da Faculdade Cásper Líbero, produziu uma pesquisa sobre o jornal A Província de São Paulo e o movimento separatista que se desenvolveu neste Estado nos anos finais do Império. Autor de vários artigos acadêmicos e textos para jornais e revistas, Adalton Diniz leciona economia nos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda da Cásper Líbero, além da Faculdade de Economia da PUC/SP e no curso de MBA da Brazilian Business School.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Alexander Maximilian Hilsenbeck Filho

Doutor, Sociólogo

Área de conhecimento: Ciências Humanas

Bacharel, Licenciado Pleno e Mestre em Ciências Sociais pela Unesp; Doutor em Ciência Política pela Unicamp. Atualmente é pesquisador do Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales (CLACSO – Argentina); Pesquisador do Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) da Faculdade Cásper Líbero; e Professor de Ciência Política na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (FCL). Tem experiência na área de Ciência Sociais, com ênfase em Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Movimentos Sociais; América Latina; Democracia; Arte.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Ariovaldo Vicentini

Mestre, Jornalista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Nasceu em Jundiaí, São Paulo, mesma cidade onde vive e iniciou sua carreira como fotógrafo em 1979, no Jornal de Segunda. Além de repórter fotográfico trabalhou num estúdio fotográfico próprio até 1989, quando entrou para o grupo de fotógrafos do Grupo Estado. Fotografou para os jornais O Estado de S. Paulo e o extinto Jornal da Tarde, de 1989 até 1996. Ainda durante seu período Grupo Estado, teve uma experiência como subeditor de fotografia do portal Estadao.com. Após essa temporada, aceitou o convite para ser o editor de fotografia do Jornal de Jundiaí. A partir de 1999, aceitou o desafio e o convite para trabalhar para o Diário Lance, a princípio como fotógrafo e depois como editor regional. Em 2008, passou a ser o editor nacional do periódico, cargo que ocupa até hoje. Na área acadêmica, possui formação em Direito pela Faculdade de Direito Padre Anchieta, de Jundiaí (curso terminado em 1994) e uma pós-graduação em Artes com ênfase em Fotografia, pela Faculdade de Comunicação e Artes do Senac (concluída em 2004). No ano seguinte, passou a ministrar aulas de Fotojornalismo no curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, onde leciona até os dias atuais. É autor, em parceria com o professor Erivam Moraes de Oliveira, do livro Fotojornalismo: uma viagem entre o analógico e o digital, editado pela Cengage Learning (2010, 108 páginas).

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Celso Dario Unzelte

Mestre, Jornalista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Jornalista e pesquisador, nasceu em São Paulo (SP), no dia 27 de fevereiro de 1968. Iniciou a carreira como repórter da revista Placar, em 1990. Especializou-se na área de esportes, com ênfase na pesquisa histórica. Foi repórter da revista esportiva Semana em Ação (que substituiu Placar) entre 1990 e 1991; editor da revista Veja Paraná (1991); de Placar (1991 a 1993 e 1997 a 2000); da editoria de esportes do jornal Notícias Populares (1993); da revista Quatro Rodas (1993 a 1997); do site Netgol.com (2000/2001); diretor da revista Varig e da revista da ABRALE (Associação Brasileira de Leucemia), em 2008. Editor do caderno Esporte, do Diário do Comércio, de 2004 a 2013. Atualmente, é comentarista das televisões por assinatura ESPN/ESPN Brasil, do programa Cartão Verde, da TV Cultura, e professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Tem treze livros publicados na área esportiva. Foi consultor do Memorial do Corinthians, do Museu do Futebol do Pacaembu e co-roteirista do documentário Todo Poderoso – 100 Anos de Timão (2010).

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Danilo Bernardes Teixeira

Doutor, Linguista

Área de conhecimento: Linguística Letras e Artes

Doutor em Teoria Literária pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2018). Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Na mesma instituição, graduou-se em Letras (2005). Publicou dois livros: “O herói hesitante” (2005), e “Hotel Rodoviária” (2015). Publicou também um conto – “O besouro da parada de Itaobim” – na antologia “Contos da era da guitarra elétrica” (Editora Prumo, 2010). Durante quatro anos, foi colunista do Jornal Correio, de Uberlândia, escrevendo sobre literatura, música, cinema e cultura pop. Gravou quatro discos com a banda Porcas Borboletas (em atividade desde 1999). Com o grupo, apresentou-se em quase todos os estados do Brasil, bem como na Argentina, Inglaterra e Paris. Em projeto solo, lançou o disco de audioficção “Carniça” (2016). Leciona Língua Portuguesa na Faculdade Cásper Líbero.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Deisy Fernanda Feitosa Roman

Doutora, Jornalista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Graduada em Comunicação Social - Radialismo (2007) e Jornalismo (2009) pela UFPB; mestre (2010) pelo Programa de Pós-graduação TV Digital: Informação e Conhecimento da Unesp; doutora (2015) pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP; pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da FFLCH (USP); e pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais do CTR-ECA (USP). Em 2014, realizou um estágio de pesquisa no exterior, como parte do doutorado, na Sapienza Università di Roma, financiado pela Fapesp (Bolsa BEPE); durante o período, também realizou uma visita técnica na University of Brighton. Como jornalista, atuou na Univesp TV (2.2), canal da TV Cultura; no Canal Futura, como freelancer; em jornais locais da cidade de Picos (PI) e, atualmente, colabora com a Revista da SET (Sociedade de Engenharia de Televisão). Como docente, foi professora dos cursos de Audiovisual e Publicidade e Propaganda do Senac (São Paulo), da pós-graduação lato sensu em Estratégias de Programação de TV da Universidade Anhembi Morumbi e do curso de Jornalismo da FAPCOM, do qual também foi coordenadora entre 2021 e 2023. É também professora colaboradora do CTR-ECA/USP - na graduação Curso Superior do Audiovisual e na pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais. Como pesquisadora, é membro do LabArteMídia e cofundadora/cocoordenadora do Observatório Brasileiro de Televisão Digital e Convergência Tecnológica (Obted), ambos vinculados ao CTR-ECA/USP. Eixos temáticos de pesquisa: jornalismo na era digital, televisão, TV digital e interatividade, TV 2.5, TV 3.0, telejornalismo, convergência tecnológica, comunicação comunitária, Educomunicação, educação e letramento midiático, mobilização social, realidade virtual, aumentada e mista, inteligência artificial, metaverso e direitos humanos.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Eduardo Nunomura

Doutor, Jornalista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Doutorando e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). É membro do grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade do Instituto de Estudos Avançados e da Escola de Comunicações e Artes da USP. Primeiro lugar no Prêmio Francisco Morel, em nível de mestrado, do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação 2013. Atualmente, é professor de graduação e pós-graduação na Faculdade Cásper Líbero. Possui graduação em Jornalismo (1995) e em Ciência da Computação pela USP (1991), onde também cursou o bacharelado em Economia (1998). Atua como jornalista profissional por duas décadas, com passagem nos principais veículos impressos do País (Folha de S.Paulo, Veja e Estadão) e colaboração para as principais editoras do país. Tem experiência jornalística nos assuntos ligados à cultura política, à economia, a problemas sociais, ao meio ambiente e sustentabilidade, e à cultura. Na pesquisa, trabalha com temas ligados ao jornalismo, comunicação política e opinião pública.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Eloisa Benvenutti de Andrade

Doutora, Filósofa

Área de conhecimento: Ciências Humanas

Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP na área de História da Filosofia – com ênfase em Filosofia Contemporânea. Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2010) na área de Filosofia da Mente, Epistemologia e Lógica. Licenciada em Filosofia (2008) e Bacharela em Filosofia (2007) também pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Pesquisadora com ênfase em História da Filosofia e Filosofia Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: sujeito, natureza, ontologia, fenomenologia, problema mente-corpo, ética e moral, ética animal e informacional, alteridade, cidadania, educação, especismo e feminismo. Autora do livro “Corpo e Consciência: Merleau-Ponty crítico de Descartes”.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Fabio Henrique Ciquini

Doutor, Jornalista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Doutor pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUCSP, sob orientação do Prof. Dr. Norval Baitello Jr. Possui mestrado em Comunicação Visual e Graduação em Comunicação Social, ambos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atua como docente nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade Cásper Líbero (FCL) e no curso de Jornalismo da FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). É pesquisador vinculado ao Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia (CISC-PUCSP) e ao Arquivo Vilém Flusser São Paulo (PUCSP) Áreas de interesse: Narrativas audiovisuais, fotografia, teorias da imagem e teoria da mídia.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Heitor Ferraz de Mello

Mestre, Jornalista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Bacharel em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e mestre em Literatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2002), com a dissertação “O rito das calçadas: aspectos da poesia de Francisco Alvim”. Como jornalista, trabalhou como repórter e editor no Jornal da USP, Jornal da Tarde, Agência Estado e revista Samuel, entre outros. Foi editor da Revista Cult, em 2013, onde mantém atualmente uma coluna mensal sobre literatura brasileira. Também trabalhou no mercado editorial como editor-assistente na Edusp (Editora da USP), Editora CosacNaify, Editora Códex e Editora Estação Liberdade. Nos últimos anos, também vem se dedicando a ministrar cursos em oficinas literárias na Casa das Rosas e em unidades do SESC (São Paulo). Fez a curadoria literária do VI Festival da Mantiqueira, em São Francisco Xavier, em 2013. Neste mesmo ano, participou da Feira Internacional do Livro em Frankfurt, na Alemanha, como escritor brasileiro convidado. Colabora com os jornais Folha de S.Paulo e Valor Econômico. Publicou, entre outros livros de poesia, Coisas imediatas (1996-2004) e Um a menos (2009).

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Helena Maria Afonso Jacob

Doutora, Jornalista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pesquisa sobre ambientes midiáticos da gastronomia. Possui mestrado em Comunicação e Semiótica pela mesma instituição – também com pesquisa sobre mídia, cultura e gastronomia brasileira. Coordenadora do curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Jornalista formada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), atuou em diversas empresas de mídia impressa na área de design editorial, Do Lance! ao jornal Destak, passando pelas revistas Você SA e Nova Escola, da Editora Abril; Monet, da Editora Globo; e ainda jornal Valor Econômico. Atuou como repórter especial na revista Forbes, jornal Gazeta Mercantil e veículos customizados. Desenvolve atualmente trabalhos autônomos de geração de conteúdo e de criação de projetos gráficos.

Participa dos grupos de pesquisas ESPAAC (Espaço-Cultura-Visualidade), da PUC-SP, e do GECCO (Comunicação, Cultura e Entretenimento), da ESPM. Em ambos desenvolve pesquisas sobre as linguagens do sistema cultural da comunicação.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Jefferson Mariano

Doutor, Sociólogo 

Área de conhecimento: Ciências Humanas

Bacharel em Sociologia e Política (FESP-SP), Meste em Economia (PUCSP), Doutor em Desenvolvimento Economico (Unicamp).

Analista socioeconômico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 2002; Professor na Faculdade Casper Líbero e na Saint Paul Escola de Negócios. Foi coordenador do curso de ciências Economicas da Uninove. Autor dos Livros: Introdução à Economia Brasileira, Economia Internacional (editora saraiva); Manual de Introdução à Economia (editora papirus); Introdução a economia (editora ciência Moderna). Também participou do livro Políticas públicas –Estudos e Casos (editora ìcone). Atualmente está organizando um Atlas Socioeconômico das Regiões de SP, com previsão para publicação no início de 2016.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Jorge Paulino

Mestre, Arquiteto

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Professor da disciplina de História da Arte desde seu ingresso na Cásper no ano 2000, tem mestrado em Arquitetura e Urbanismo na área de estudos sobre o Habitat, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, com a pesquisa O pensamento sobre a favela: Uma história concisa das favelas paulistanas, em que analisou a produção intelectual sobre o fenômeno favela em São Paulo. Fez também Especialização em História da Arte pela FAAP, quando pesquisou as relações entre Arte e Política no Brasil nos anos 60. É formado em Arquitetura e Urbanismo e licenciado em Educação Artística, com habilitação em Desenho, pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. É também professor de História da Arte no Centro Universitário Belas Artes. Professor convidado da Casa do Saber, ministra ali cursos livres de História da Arte. É autor de projetos de conjuntos habitacionais de interesse social e atua em trabalhos de consultoria na área de urbanismo. “A arte e a cidade são minhas paixões, minhas áreas de interesse, meus objetos de estudo e investigação, enfim. Penso que estes são os artefatos que nos tornam mais humanos.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Liráucio Girardi Júnior

Doutor, Sociólogo

Área de conhecimento: Ciências Humanas

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é mestre em Ciência Política pela mesma universidade. Sua dissertação de mestrado versou sobre o Sindicalismo de classe média – o sindicalismo bancário. Doutorou-se em Sociologia na Universidade de São Paulo e sua tese foi publicada sob o título Pierre Bourdieu: Questões de Sociologia e Comunicação, pela editora Annablume em co-edição com a FAPESP. Foi pesquisador do Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) da Faculdade Cásper Líbero e publicou diversos artigos acadêmicos na área de Sociologia, Estudos Culturais, Cultura de Consumo e Cultura de Rede. Participou do grupo de pesquisa “Comunicação, Tecnologia e Cultura de Rede” na pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero, onde desenvolveu estudos sobre as às “Novas Tecnologias e Cultura de Rede”. Lecionou Sociologia das Redes Sociais no curso de pós-graduação da Faculdade Belas Artes. Desde 1993 leciona a disciplina Sociologia Geral e da Comunicação na Faculdade Cásper Líbero. É também professor dessa disciplina nos cursos de Comunicação Social da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) desde 1997.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Lorena Motta Vieira

Mestre, Jornalista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Jornalista graduada pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/BM&FBovespa. Possui experiência na área de Economia e Negócios, incluindo o segmento de mercado de capitais. No Valor Econômico, foi editora-assistente do Valor On-line, produziu e editou conteúdos durante a implantação e o posterior lançamento do Valor PRO. Foi também repórter do serviço setorial e mercado de capitais, o Empresas e Setores, da Agência Estado (Varejo/Educação/Saúde), e o da Gazeta Mercantil (Telecomunicações/TI/ Varejo), Panorama Setorial. Passou pelo Portal Exame, na cobertura de Empresas. Em comunicação corporativa, atuou assessora de comunicação da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, pela in Press Porter Novelli, fazendo parte da equipe vencedora do prêmio Aberje, e do Ministério da Previdência Social. Na In Press Oficina, em Brasília, desenvolveu projetos de comunicação para associações e entidades do Judiciário. Passou também pela Ideal H+k Strategies, na gerência das contas da GranBio e Granenergia, ambas da família Gradin. Na experiência mais recente, foi diretora de Operações (Chief of Staff) e de Consultoria Estratégica da FleishmanHillard Brasil.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Luis Mauro Sá Martino

Doutor, Jornalista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Formado em Jornalismo pela Cásper Líbero, fez Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais na PUC-SP, com pós-doutorado na Universidade de East Anglia (Norwich, UK) em 2008. Na Cásper Líbero, é professor de Comunicação Comparada no Curso de Jornalismo desde o ano 2000. É professor e pesquisador do Mestrado, vinculado à Linha de Pesquisa “Processos Midiáticos: Tecnologia e Mercado”, e lidera o Grupo de Pesquisa “Teorias e Processos da Comunicação”. Autor dos livros Teoria das Mídias Digitais (Vozes, 2014), The Mediatization of Religion (Ashgate, 2013), Teoria da Comunicação (Vozes, 2009) e Comunicação e Identidade (Paulus, 2010), entre outros, atuou como jornalista free-lance, a partir de 1997, em vários sites e revistas, sobretudo ligados à área de cultura e educação, além de desenvolver diversos projetos editoriais. Quando não está brincando com seu filho Lucas, acredita tocar piano.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Márcia de Toni

Doutora, Jornalista

Área de conhecimento: Ciências Humanas

Pós-doutora em Ciências da Comunicação e Mestre em Estética do Audiovisual pela USP, com graduação em Comunicação Social (UFRGS) e Ciências Sociais e Jurídicas (PUC-RS). Dedica-se às áreas de jornalismo narrativo em áudio e vídeo, videodocumentário, radiodocumentário, reportagem, mídia pública e mídia comunitária. Atuou em grandes empresas de comunicação, como Folha de S.Paulo, BBC de Londres, Reuters e Radiobrás. Foi chefe do Departamento de Rádio da Radiobrás, sendo responsável pelas cinco emissoras da empresa (Rádio Nacional de Brasília (AM) Rádio Nacional (FM) Rádio Nacional do Rio de Janeiro (AM) e Rádio Nacional da Amazônia(AM/OC), entre 2003 e 2006. Recebeu vários prêmios por suas reportagens de rádio na área social, entre eles GKP-Panos Media Award, Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos e o Prêmio de Jornalismo do Programa da ONU para o Controle de Drogas.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Marco Antônio Pereira do Vale

Doutor, Radialista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Prof. Marco Vale é documentarista audiovisual e professor do curso de Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero. É formado em Rádio e TV na Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), onde também fez Mestrado e Doutorado. Foi coordenador do curso de RTVI da Cásper Líbero de 2006 a 2011.

Junto com o cineasta Joel Pizzini, prof. Vale dirigiu os documentários “Paulo José – um auto-retrato brasileiro” (2002) e “O Evangelho segundo Jece Valadão” (2001), ambos produzidos e exibidos para as emissoras de TV a Cabo Canal Brasil e Multishow. Fez assistência de direção e foi montador assistente de “Glauces, estudo de um rosto”, documentário experimental que ganhou os prêmios de melhor curta-metragem no festival de cinema de Brasília (2001) e melhor montagem no festival de cinema de Recife (2001).

Prof. Vale dirigiu o documentário cinematográfico “Memória sem Visão”, curta-metragem exibido em festivais nos EUA, Inglaterra e Finlândia. Este filme ganhou o prêmio de melhor curta no 9°FICA (Festival Internacional de Cinema Ambiental) em Goiás Velho, no ano de 2007, e os prêmios de melhor direção, fotografia e montagem no 5° Primeiro Plano (2006). Prof. Vale desenvolveu e dirigiu o programa “Vem Comigo” para a TV Gazeta de 2012 a 2014, além de dirigir a primeira temporada do programa “Mundo à Mesa” (2013) para a mesma emissora.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Renato Tavares Junior

Doutor, Radialista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Doutor em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi (pesquisa sobre estratégias de programação em TV). Mestre em “Ciências da Comunicação” na área de “Interfaces Sociais da Comunicação” pela ECA-USP (pesquisa sobre Educomunicação). Bacharel em “Comunicação Social – Rádio e Televisão” pela ECA-USP. Coordenador e professor do curso de “Rádio e TV” da Universidade Anhembi Morumbi. Professor do curso de “Publicidade e Propaganda” da Faculdade Cásper Líbero. Coordenador do curso de Pós-graduação lato sensu de “Programação de TV: estratégias comerciais e audiência” da Universidade Anhembi Morumbi. Foi professor dos cursos de “Publicidade e Propaganda” da Universidade Anhembi Morumbi, da Faculdade Montessori de São Paulo e da Universidade Católica de Santos (UniSantos). Atua como educador, consultor e diretor na área de comunicação audiovisual. Dirigiu produtos audiovisuais para empresas como Telefonica, Nestlé e Estação Ciência/USP. Colaborou com instituições como o Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores ? LARC/USP, Núcleo de Comunicação e Educação ? NCE/USP e Oficinas Culturais do Governo do Estado de São Paulo. Passou por veículos como Globo.com, Rádio Trianon, TV USP, TV Bandeirantes e TV Globo.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Sandra Lucia Goulart

Doutor, Antropóloga

Área de conhecimento: Ciências Humanas

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Tem experiência na área de Ciências Sociais em geral, com ênfase específica em Antropologia, atuando principalmente com os seguintes temas: religião, religiosidade popular, religiões ayahuasqueiras, cultos afro-brasileiros, xamanismo, fenômenos amazônicos e contextos de usos de drogas.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Tânia Pinto

Mestre, Jornalista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – ECA / USP, com extensão universitária em Gestão da Comunicação Organizacional pela ECA / USP e graduação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Docente no Centro Universitário Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado). Possui experiência profissional no Banco do Brasil há 20 anos nas áreas de comunicação organizacional, assessoria de imprensa, eventos e marketing esportivo. Professora dos cursos de graduação em Relações Públicas e Publicidade e Propaganda na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Professora no curso de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Responsável pelo site e páginas não Facebook e Instagram do grupo musical Secos & Molhados.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Tatiana de Bruyn Ferraz Teixeira

Mestre, Jornalista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Mestre em Comunicação na Contemporaneidade pela Faculdade Cásper Líbero, é bacharel em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Professora de telejornalismo e radiojornalismo na Faculdade Cásper Líbero desde 2005. Iniciou a carreira como redatora na Rádio Jovem Pan, onde logo passou a editora e apresentadora. No SBT foi apresentadora e participou, in loco, da cobertura da Copa do Mundo da França, em Paris. Também foi repórter e apresentadora da Rede Record de Televisão na década de 90, tendo feito parte da bancada de apresentadores do programa Fala Brasil, até hoje no ar. Também foi repórter e apresentadora da TV Gazeta, da Rádio Eldorado AM ( vencedora do Prêmio Ethos de Comunicação, Edição 2006), e da Rádio e TV Cultura, da Fundação Padre Anchieta. Atualmente é âncora e apresentadora da Rádio Estadão de São Paulo e narradora de programas do Canal Discovery. Leciona Radiojornalismo e Telejornalismo no Curso de Jornalismo da Cásper Líbero.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Vanessa Beatriz Bortulucce

Doutora, Historiadora

Área de conhecimento: Ciências Humanas

Historiadora da imagem, da arte e da cultura. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Possui Pós-doutorado pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Atualmente é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Faculdade Casper Líbero e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nas áreas da cultura do século XX: Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, arte e política. No ensino e na pesquisa, também desenvolve estudos nas seguintes áreas : Educação (História da Educação, Sociologia da Educação), Cultura de Massa ( História em Quadrinhos, Teoria da Comunicação, Análise das mídias, Cinema e Fotografia, Indústria Cultural), História e teoria do Design, História do vestuário, História da Cultura (História da Cor, estética do horror, arte tumular, história e análise dos símbolos), História da Arte Africana, História Contemporânea. Pesquisadora e tradutora independente. Membro da ABEC (Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais) e do ICOM Brasil.

Ver Currículo Lattes