O Programa de Mestrado da Cásper Líbero articula-se em torno da identificação e compreensão dos novos significados da Comunicação na contemporaneidade, sua área de concentração, e investiga a dinâmica dos avanços tecnológicos, dos mercados profissionais e dos processos e produtos da mídia, por meio das seguintes linhas de pesquisa: “Processos Midiáticos: Tecnologia, Cidadania e Mercado” e “Produtos midiáticos: Jornalismo, Imagem e Entretenimento”.
“Contribuir para o desenvolvimento do pensamento teórico brasileiro acerca das questões fundamentais do processo de Comunicação e suas inter-relações com a contemporaneidade, criando, atualizando e difundindo novos conhecimentos.” Este é o primeiro objetivo do Mestrado em Comunicação da Cásper Líbero. O segundo é “formar recursos humanos de alto nível para pesquisa e docência, promovendo a produção científica” (Artigo 2º do Regulamento).
No Mestrado, o aluno não assiste apenas às aulas. Como pesquisador, ele é permanentemente desafiado a se envolver na vida acadêmica, trabalhando com professores e colegas em atividades de pesquisa, grupos de estudo, eventos nacionais e internacionais, sem esquecer o compromisso com a produção científica (artigos, ensaios, resenhas, livros, capítulos de livros, apresentação de trabalhos em congressos e eventos da área etc.).
O mais importante trabalho de pesquisa é a própria Dissertação de Mestrado. O aluno, quando se apresenta para o processo seletivo, traz consigo seu projeto de pesquisa e, uma vez aprovado, recebe desde o início do curso a indicação de um orientador, que irá acompanhá-lo durante todo o período do Mestrado.
Quando termina os créditos em disciplinas, o mestrando passa pelo Exame de Qualificação e, no final, pela Defesa de Dissertação. É a aprovação na Defesa de Dissertação que confere ao aluno o título de mestre em Comunicação. As duas bancas, de Qualificação e de Defesa, além do orientador, contam com a participação de dois professores doutores. Pelo menos um desses professores é de fora da Cásper Líbero.
A estrutura curricular do Programa divide-se em Disciplina Obrigatória, Disciplinas Gerais e Disciplinas por Linha de Pesquisa.
No Mestrado, o aluno monta sua grade curricular, em diálogo com o orientador. As disciplinas que ele elege estão relacionadas com seu tema de pesquisa e devem contribuir para a preparação de sua Dissertação. Para completar os créditos exigidos, o aluno precisa cursar no mínimo seis disciplinas e participar de pelo menos três seminários. Uma sétima disciplina pode substituir os créditos em seminários.
As aulas são espaços de discussão de temas. Espera-se que um futuro mestre tenha condições de criar uma interlocução crítica com autores, teorias e textos, debatendo seus pontos de vista com os colegas e com o professor. Assim, mais do que uma aula no sentido tradicional, as disciplinas são espaços de encontro e diálogo entre pesquisadores.
Entre as disciplinas oferecidas, o aluno deve cursar uma que é obrigatória (Metodologia da Pesquisa em Comunicação), pelo menos duas de sua linha de pesquisa e também pelo menos duas do grupo de disciplinas gerais.
A integralização dos estudos necessários à conclusão do curso é expressa em unidades de crédito, correspondendo cada unidade a 15 horas de atividades. Para a obtenção do diploma de mestre, o aluno deverá totalizar, no mínimo, 45 créditos, assim distribuídos:
O ingresso no Programa se dá a cada semestre letivo por meio de processo seletivo. A quantidade de vagas é divulgada em edital. Ao se inscrever como candidato, o aluno indica a linha de pesquisa em que se insere o seu projeto. O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:
Documentos necessários para a inscrição:
Direcionado à linha de pesquisa eleita pelo candidato, pode ser entregue até o momento que antecede o início da primeira prova do processo seletivo (prova dissertativa). Clique aqui para obter o modelo do pré-projeto.
Uma vez aprovado no processo seletivo, o aluno recebe a indicação do orientador que irá acompanhá-lo em sua pesquisa ao longo de todo o curso. A escolha se dá em função da linha de pesquisa em que o aluno se situa e de seu projeto de pesquisa. A indicação do orientador é feita pelo Colegiado.
O estudante que se matricula sem ter participado ou sem ter sido aprovado no processo seletivo encontra-se na condição de aluno especial. Uma vez aprovado em processo seletivo posterior, a partir do momento em que se matricular como aluno regular, ele poderá converter em créditos até duas disciplinas frequentadas como aluno especial.
A matrícula como aluno especial está condicionada à avaliação prévia do currículo e das intenções do candidato. As datas para esse tipo de matrícula constam do edital do processo seletivo.
Todo semestre, a Faculdade oferece aos interessados, em duas ocasiões distintas, a oportunidade de participarem de uma reunião de explicação sobre o funcionamento do Mestrado, como se dá o processo seletivo, o pré-projeto e outras informações úteis. Os dias e horários são publicados no edital do processo seletivo.
A coordenação e os docentes do Programa estão à disposição dos interessados para prestar informações de que eles necessitam. Basta agendar a conversa pelo telefone 3170-5875 ou pelo email da secretaria.
O prazo mínimo para o encerramento do curso é de 18 e o máximo, de 24 meses. Uma eventual prorrogação desse prazo, por um período máximo de 6 meses, pode ser concedida pelo Colegiado, em circunstâncias especiais. A prorrogação só pode ser solicitada depois de o aluno ter sido aprovado no Exame de Qualificação.
Ordinariamente, as aulas são ministradas às quartas (manhã, tarde e noite), quintas (manhã, tarde e noite) e sextas-feiras (manhã e tarde). Cada disciplina se compõe de 15 aulas semestrais de três horas de duração cada uma.
Docentes e discentes, além de pesquisadores externos, participam de grupos articulados em torno das duas linhas de pesquisa do Programa, desenvolvendo projetos, seminários e publicações, com reuniões periódicas. Acesse as páginas dos grupos e projetos de pesquisa do Mestrado em Comunicação da Cásper Líbero.
Dois são os periódicos científicos do Mestrado em Comunicação da Cásper Líbero, as revistas Líbero, impressa, e CoMtempo, eletrônica, esta última voltada especificamente para a produção científica dos mestrandos em Comunicação.
O Interprogramas de Mestrado reúne anualmente trabalhos de alunos dos Programas de Mestrado em Comunicação de todo o Brasil em diferentes mesas de apresentação. Os melhores trabalhos são selecionados para publicação da revista CoMtempo.
Seminários dos grupos de pesquisa e outros seminários, conferências, aulas magnas e outros eventos ocorrem ao longo de todo o ano letivo e são abertos à participação de todos os mestrandos, alunos da graduação, professores e pesquisadores da instituição e público externo.
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